E se o Padel vencer?

#tenisparatodos
E se o Padel vencer?

Padel vs Ténis 
 
Assistimos a um panorama nada animador, para não dizer desastroso, no que diz respeito à evolução do ténis. A humanidade está em constante desenvolvimento e evolução, "o homem sonha e o mundo avança", o que não se reflecte nesta modalidade!
Com o aparecimento do Padel, que já não é só uma moda, verificou-se um crescimento exponencial de praticantes da modalidade. Poderá ser pela novidade mas não será só isso, existe uma Federação Portuguesa de Padel que sabe realmente cativar toda o tipo de atletas, até os que nunca o foram. Vejamos:
 
1. Divisão dos torneios em níveis diferentes, permitindo a qualquer atleta participar e até ganhar no nível correspondente.
Uma falha grave no ténis, uma vez que jogadores que estão a iniciar a participação em torneios podem jogar contra atletas de outro nível, alguns até com ranking internacional, o que desmotiva qualquer um, levando ao abandono da modalidade.
Solução? Criar esses níveis no ténis, o que tornará possível a participação de todos...Resultado? Mais atletas inscritos, maior encaixe financeiro para os Clubes e Federação, maior visibilidade da modalidade...
 
 
2. Forte divulgação dos torneios de Padel, quer pelos Clubes quer por parte da Federação, via redes sociais, e-mail, etc...
Embora nesta área a publicidade dos torneios por parte dos Clubes esteja a melhorar (principalmente ao nível das redes sociais), a FPT pouco faz para promover o ténis! Há ainda um longo percurso para fazer...
 
3. Visibilidade em rádio (M80), televisão, imprensa...investiu-se nesta área de forma a chegar a toda a gente, que nem que seja por curiosidade, acaba por querer experimentar. Uma vez experimentando é difícil não continuar!
Ao pensar que a modalidade já está instituída em Portugal e que já toda a gente conhece, estamos a cair no erro do provável esquecimento. Se não houver visibilidade em TV, rádio, jornais desportivos, acaba por ir perdendo atletas para outras modalidades. Exemplo: o Campeonato Nacional de Veteranos teve a presença da RTP durante o torneio e nunca foi feita a sua transmissão (ou não terá sido publicitada?).
 
4. Apoios de grandes marcas em vários torneios (Magnesium OK, Porsche, entre outras), com ofertas a todos os jogadores participantes.
Não temos memória de algum patrocínio em torneios da FPT, excepto algumas "lembranças" que raros Clubes simpaticamente oferecem aos atletas.

Para quebrar a rotina, resolvemos fazer uma visita ao Centro Ténis de Faro que realizou o 1º Open de Padel no fim-de-semana de 14 e 15 de Julho.
Debaixo de um sol abrasador e temperaturas a convidar ao mergulho, foi um torneio muito exigente ao nível físico.
Com atletas inscritos nos 3 níveis, assistimos a jogos de enorme qualidade, principalmente no nível 1 que contou com a presença de vários atletas da Selecção Nacional!

Court de Padel isolado em plena cidade de Faro

1º Open de Padel no Centro Ténis Faro

 
Um pouco diferente dos Torneios de Padel que temos conhecimento, este não teve ofertas para todos os atletas inscritos como é habitual (talvez por ser o primeiro torneio deste género no Clube). Apenas o prémio final para os vencedores!

A presença de uma tenda com sushi e gin revelou-se uma ideia gira que a malta adorou. Da nossa parte, preferimos mesmo a lasanha do Bar/Restaurante, não há nada que chegue à massa para alimentar um atleta!

Provido de 6 campos de Ténis, 6 campos de Padel e 1 campo de Futebol, a novidade foi mesmo 1 campo de Padbol (modalidade que desconhecíamos mas que pareceu bastante interessante).

Campo de Padbol

Assim terminou a visita ao Padel...é um até já pois a paixão pelo Ténis é grande e só queremos mesmo ver a modalidade a crescer.
Só temos que quebrar tabus e aprender com os melhores!






Comentários