As campeãs regionais +30 que dizem...não existir!

#tenisparatodos





Coisas de quem não tem nada que fazer nas férias: verificar se és a única aberração de 30 anos a jogar ténis em Portugal! E surpresa! Descobres que elas andam aí...

Dizia-me alguém (várias pessoas) quando questionado por mim da razão pela qual não se realizar Masters na categoria +30: "Não há atletas para tal!" 

Pensei para mim: "Serei demasiado velha para competir?" " Ou serei demasiado nova para pertencer à "elite" do ténis?" 
Desde então que perdi uns 10 anos e ando na luta dentro de courts de Ténis com meninas que podiam ser minhas filhas...
E convenhamos...nem com 50 anos pertencerei à pirâmide! Felizmente...não é esse o objectivo. A prioridade é SÓ jogar Ténis, algo que talvez seja incompreensível para muitos!

Mas vamos ao que interessa?

Campeãs regionais +30

ATAveiro
6 inscritas
Patrícia Couto/Célia Sá

ATLeiria
4 inscritas
Rita Francisco/Alice Santos

ATLisboa
7 inscritas
Elisabetta Bortone/Margarida Araújo

ATporto
4 inscritas
Isabel Chorão/Olesia Leshchuk

A descoberta! Quatro associações realizaram este escalão...Logo, temos 4 campeãs regionais e 4 vice-campeãs!

Mas vamos mais longe...e eis que ao analisar o ranking deste escalão...
55 atletas com ranking, das quais 18 pertencem efectivamente às +30, o que dá uma percentagem de 33%!

Ao analisar o escalão +35...
125 atletas com ranking, das quais 32 pertencem efectivamente a este escalão, o que dá uma percentagem de 25%!

Ora, se há Masters +35 e não há Masters +30...o argumento "não há atletas" parece-me, no mínimo, ofensivo!
Lembro-me de, no ano passado, no escalão +35 ter que inserir atletas fora do top20 para haver "quórum" neste escalão! Fizessem +30...não seria necessário sair do top10!

Como dizia alguém..."é só fazer as contas"!

São apenas constatações de factos...e contra eles não pode haver argumentos!

Quais serão então os argumentos? É por convite? Então podemos dizer que este Masters para o qual os atletas quase "matam" para poder participar é uma espécie de Grand Slam, ou um social...só para alguns!

É muito provável que quando houver Masters +30 eu salte fora do top4..."Who cares?" Será sinal que a minha luta não foi inglória...não é uma luta para mim, mas sim para todas as que querem jogar. No mínimo, que todas tenham essa oportunidade...e garanto que todos assistiriam a um espectáculo de Ténis de elevado nível!

E uma vez que está à porta o Campeonato Nacional de Veteranos, é a altura ideal para informar:

Inventem outra desculpa para não realizarem Masters +30 porque a do costume já não cola!
Caso já esteja prevista essa realização os meus parabéns à FPT por ainda dar ouvidos aos atletas. Mais vale tarde que nunca! Mas como os regulamentos estão escritos nas nuvens e podem desfazer-se a qualquer momento sem ninguém perceber...continua a dúvida!

(Próximo capítulo: a história do Wild Card que tinha vontade própria...)

Let's play tennis...no matter what!



Comentários