A história do Wild Card que tinha vontade própria...

#tenisparatodos




Tal como prometido chegou o dia de contar a história do Wild Card que tinha vontade própria (esse malandro)!




Significado: Wild Card, no Ténis, é uma vaga atribuída pela organização do torneio a um atleta que não se inscreveu, ou qualificou, pelos meios normais. Ou seja, no nosso caso de pseudo-atletas, estamos a falar de jogadores que não se inscreveram através da plataforma tietennis, dentro do prazo estipulado.



https://twitter.com/wildcard_gg
https://www.tennis.com.au/kgltc/about-us/archives/december-4-2014-2











A história do WC




Era uma vez um WC que, de vez em quando, surgia nalguns torneios da Federação Portuguesa de Ténis...motivo? Uns atletas não se adaptaram às novas tecnologias de inscrições em plataformas informáticas, esquecimento da data limite de inscrição...entre tantos outros motivos mais ou menos válidos! E nunca começou nenhuma guerra por aparecerem WC surpresa...




Eis que um belo dia, 3 atletas do sexo feminino resolveram inscrever-se num torneio da Associação de Ténis de Aveiro.


Problema número 1: a pouca adesão feminina já é uma constante em torneios da FPT (excepto o Pink Tour que é sempre um sucesso)
Problema número 2: arranjar uma 4a atleta para se poder realizar o Torneio
Problema número 3: prazo de inscrições ultrapassado, sendo que apenas seria possível inscrever essa atleta através da atribuição de um wild card
Problema número 4: a FPT decidiu que, em quadros com menos de 9 atletas, não há atribuição de WC!!!



A FPT decidiu!!! Quando? Ninguém sabe! Onde está escrito? Não está...




E aí anda ele, o WC perdido, sem saber muito bem para onde se dirigir.




E se já era absurda esta alteração dos regulamentos (só porque sim), mais estranho foi quando, depois de ter sido ditada essa lei, houve torneios em que aconteceu exactamente o oposto.


A saber:



15º Torneio Veteranos Paço de Arcos (23 de Junho)- 7 inscritas, 1 WC, na mesma data do torneio onde foi recusado um WC pela FPT por ser um quadro inferior a 9.






Taça CT Jamor 2018 (25 de Junho) - 8 inscritas, 1 WC - sub14


Torneio de Verão do CTTN (30 de Junho) - 4 inscritas, 1 WC - sub18


7º Torneio Juvenil Cidade de Ovar (7 de Julho) - 7 inscritas, 1 WC - sub18


Summer Cup 12 & 16 (17 de Julho) - 4 inscritas, 1 WC (sub12)


Torneio Veteranos Vilaluz (18 de Agosto) - 6 inscritas, 1 WC




Conclusões:

1. Atendendo à pesquisa elaborada, será que esta nova regra não abrange os escalões mais jovens?

2. As atletas veteranas também não foram incluídas...será? Seria assim se não soubéssemos de casos em que rejeitaram inscrições por a FPT não ter permitido atribuir WC em quadros de 5, nos veteranos.

Baralhados? Também eu...


Agora, caros leitores e atletas, alguém pode explicar em que cenário é que a não atribuição de um WC em quadros reduzidos beneficia o Ténis?
- os clubes deixam de receber o valor relativo a 4, 5, 6 inscrições...
- os atletas ficam sem jogar aquele torneio, podendo optar por ficar em casa ou ir praticar outro desporto, que talvez os entusiasme e...era uma vez um atleta de Ténis!
-  a modalidade cada vez vê menos interessados em realizar torneios pela FPT (nível amador)



E o WC, esse malandro, vai aparecendo timidamente num torneio ou outro que quiça, terá quebrado as regras (?). Sou francamente adepta de "as leis são para se cumprir" mas a partir do momento em que essas "leis" foram escritas no céu e não beneficiam absolutamente ninguém (nem mesmo a FPT) parece-me que a expressão "as leis foram feitas para serem quebradas" faz cada vez mais sentido.




E tudo se resolveria (ou quase tudo), se o prazo de inscrições se prolongasse até à hora do sorteio. Sabendo que muitos atletas não irão aderir facilmente às plataformas digitais, cortar a ligação com estes atletas não será o caminho...não vamos dificultar ainda mais a vida a quem tem vontade de jogar! Porque o Ténis precisa de todos, o Ténis É para todos! Ou devia ser... 


Apelo final:

A todos os atletas que já foram impedidos de jogar num torneio por estes motivos estão à vontade para o referir aqui, na página do facebook, ou noutro local qualquer que assim entendam. 








Comentários

  1. Eu já fui. Torneio de Veteranos em Cantanhede (avô Natal) + 45. (fundamento: quadro com um número de atletas que não permite)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. em termos de regulamentos nada o impedia pois é um vazio regulamentar, até porque quase todas as semanas existiram WCs em torneios com menos de 8 atletas e o tietennis o permitia...

      para 2019 parece que já alteraram as regras "permitindo" WCs nestes torneios quando seja preciso esse WC para a realização do torneio, mas ficando omisso novamente para o caso do torneio se realize mesmo sem esse WC...

      Eliminar

Enviar um comentário