Entre gelados...1 jogo de ténis!

#tenisparatodos


 

Bons courts, boas bolas, bons jogos!
 
E quando finalmente chegam as férias o primeiro pensamento é não fazer rigorosamente nada e aproveitar o tão benvindo e merecido descanso. O pensamento seguinte é encontrar courts de ténis para treinar! Nesta procura esbarramos com panoramas muito tristes de courts abandonados no país, neste caso particular, no Algarve.
 
Numa área de poucos km2 conseguimos encontrar:
 
1ª visita - Hotel Montechoro em obras, com 4 courts de ténis inutilizados onde habitualmente íamos jogar  (em julho as obras já não deviam ter terminado?)
 
2ª visita - Alfamar Beach & Sport Resort, o mais inacreditável de todos, com condições dignas de uma verdadeira academia: campos multiusos com pista de tartan, campos de futebol relvados, health club, ginásio, campos de voleiball e handball e 15 courts de ténis (9 em terra batida, 6 em betão poroso) em mau estado. A entrada para esta zona desportiva leva qualquer um a abandonar imediatamente o local, desde portões degradados, muros a cair, causa a sensação que estamos perante um ataque zombie. A nossa curiosidade levou-nos a entrar (horário afixado das 9h às 18h, inacreditável para os turistas que querem aproveitar a praia mas que no fim do dia até fariam uma partida de ténis): se não víssemos não acreditávamos que por detrás daqueles muros quase degradados íamos encontrar o que poderia ser o sonho de qualquer alteta ou simpatizante de desporto. Com a informação de que o aluguer seria só para hóspedes do hotel abandonamos o local, estando certos que se alugassem a todos os turistas e habitantes, os courts estariam ocupados e em melhor estado.

3ª visita - Victoria Sport & Beach Hotel , provido também de um complexo desportivo invejável, se estivesse aproveitado. Os courts de ténis estão ao abandono, com redes rotas, raízes de árvores a perfurar os campos, etc...uma pena visto que a localização é fantástica.
Com as portas dos courts abertas e apesar das más condições, ainda deu para matar o vício e bater umas bolas enquanto ouvíamos uns "well done guys" acompanhados de aplausos da esplanada transformada em bancada na pizzeria ao lado.

Continuando na luta da procura de melhores courts para treinar, acabámos por nos instalar na fabulosa Quinta da Balaia com 350.000 m2 de área, um local que associa o desporto à descontracção e lazer.
Desde crianças mais pequenas que a própria raquete, passando por jovens empenhados, até aos atletas mais velhos fãs da quadrada, de todas as nacionalidades, foram vários os amantes deste desporto que passaram pelos courts da Quinta da Balaia enquanto treinávamos.

Courts de Ténis da Quinta da Balaia


4 campos em piso rápido integrados num espaço verde aberto mas bastante tranquilo que nos convida à prática de desporto, seja corrida, caminhada, ténis, etc...
A área da piscina e Bar é perfeita para tomar um café ou simplesmente relaxar depois de um jogo. Este local difícil de abandonar depois de conhecer é mais uma referência para passar férias e acrescentar à lista de visitas! Quinta da Balaia - check!


Quinta da Balaia
 

Comentários

  1. Infelizmente é assim. Aqui neste país só se pensa num desporto. Aqui no meu concelho do distrito de Coimbra não temos nenhum local para jogar. Se queremos aproveitar, temos de ir aos concelhos vizinhos. Ganhei o gostinho pelo ténis quando era mais novo, no desporto escolar. E devo ter sido o utilizador mais assíduo do pequeno espaço aqui do concelho. De um momento para o outro vi o espaço fechado sem qualquer explicação ou razão e desde ai está ao abandono. Já lá vão mais de 10 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma pena que este cenário se verifique um pouco por todo o país. Sempre com esperança que o panorama mude, ainda há muito por fazer principalmente no Tenis amador. É só necessário um pouco mais de vontade de mudar por parte de câmaras, clubes, associações e federação.

      Eliminar

Enviar um comentário