1. Walkover! 2. Retired! 3. Apocalipse!

#tenisparatodas
 
 
Apelo ao ténis feminino
 
 
 
Este é um desabafo de alguém que apenas quer jogar. Esqueçamos os pontos, os rankings e tudo o mais que a competição parece que está a roubar à beleza do desporto em si!
O ténis é realmente difícil, por vezes desanimador mas...há desporto mais apaixonante?
Há tantas razões para desistir: o cansaço de um dia de trabalho, o desespero de não conseguir bater uma direita, o medo de perder mas principalmente de não corresponder às nossas expectativas  (sim, todos sentimos isso)...
 
Mas há uma série de motivos que nos mantém sempre activas e com vontade de continuar a jogar!
 
1. As roupas! Não vamos ignorar: todos somos fãs dos equipamentos de ténis e o único local onde se enquadram os vestidos, saias, tops...é dentro do court!
 
2. É um desporto muito completo que ajuda a manter a forma. Em cada jogo/treino podemos queimar muitas calorias...e o melhor de tudo é poder comer à vontade nos 30 min após um bom treino!
 
3. Adequado a todas as idades e nunca é tarde para começar.
 
4. Ao jogar torneios acabamos por conhecer locais que nunca iríamos visitar deparando-nos muitas vezes com agradáveis surpresas!
 
5. Durante um treino, libertam-se endorfinas, hormonas que promovem uma sensação de bem-estar e felicidade!
 
 
Se falarmos em competição, muitas mulheres/meninas afastam logo essa possibilidade mas há vários torneios onde cada uma pode começar, até para perceber o seu nível e o que tem de trabalhar para poder evoluir na modalidade.
 
- Torneios sociais para quem está a começar são o ideal para ganhar confiança e conhecer possíveis parceiros de treino. Aqui, não há a pressão de ganhar, não há pontos nem rankings, é só jogar pela vontade de pegar na raquete.
 
- Torneios da FPT para quem já é federado e gosta de competir. O receio de perder é o grande problema nesta fase: mas se ninguém jogar porque tem receio...não haverá mais torneios e perde-se todo o interesse na evolução do ténis!
 
- Torneios ITF para os atletas de nível mais avançado.
 
Ao nível profissional, Portugal tem revelado alguns talentos que se traduzem num crescimento da modalidade.
 
O panorama torna-se quase desastroso quando se fala do ténis amador feminino.
 
A quantidade de torneios da FPT onde o quadro feminino não se realiza é assustadora e quando se realiza são sempre as mesmas 4.
E quando se pensa que o panorama é só nos escalões mais jovens... piora a partir dos escalões +30.
 
A dúvida é: não há atletas amadoras? Essa dúvida desfaz-se quando vamos a um torneio do circuito Pinktour (Associação de Ténis do Porto) e há quadros de 30 e 40 atletas!!! Afinal elas existem e jogam independentemente do nível.
Questão: o que se passa com os restantes torneios da FPT? Fica a ideia para reflectir...

Atletas:
 
- às que nunca jogaram: treinem, joguem, tentem!
 
- às que jogam e não competem: jogar com o objectivo de competir faz-nos treinar melhor e evoluir, desde que seja uma competição saudável e justa.
 
- às que competem: continuem sem receio de perder!
 
- às que desistem: há sempre tempo para voltar! ☺
 
O ténis feminino pode ser fantástico e há tanto para aprender com cada atleta, com a experiência de umas e a irreverência de outras.
É isso que torna este desporto único!
 
 
"I've got a hundred million reasons to walk away
...I just need one good one to stay!"
 
 

Comentários