A reforma antecipada dos atletas...

#tenisparatodos
 
Michelle Brito colocou de parte os courts de ténis! Pelo menos os grandes palcos, por enquanto...
 
A melhor jogadora portuguesa de todos os tempos (actual número 354º no ranking WTA), demonstrou sempre grande motivação e muita garra ao defrontar atletas de topo, tendo registado no seu currículo grandes vitórias sobre Maria Sharapova, Ana Ivanovic, Agnieszka Radwanska, Flavia Pennetta, etc...
A sua vontade de vencer era contagiante nestes jogos e fazia o espectador mais desatento vibrar com o seu estilo de jogo agressivo.
 
 
 
Pelo contrário, em torneios menores, não tem demonstrado essa garra e a sua desmotivação, aliada a algumas lesões, condenaram a jogadora a tomar esta decisão que, esperemos, não seja definitiva.
 
A residir na Florida desde os 9 anos, Michelle chegou a ser número 76 mundial em 2009. Pelo seu talento, esta menina prodígio chegou rapidamente aos Torneios WTA, e as suas exibições encheram o país de orgulho.
 
Infelizmente, o "salto" que esperávamos da atleta nunca aconteceu, acabando com as nossas expectativas de ver uma tenista portuguesa nos lugares de topo do ranking WTA.
 
Esta decisão da Michelle levanta algumas questões interessantes de analisar:
 
1. Seremos nós espectadores demasiado exigentes com os nossos atletas, que tanto se esforçam por obter bons resultados, e nos esquecemos do quão difícil é estar ali, nos torneios, vencer cada jogo, chegar a uma final...o espírito de sacrifício de cada um, muitas vezes não é reconhecido.
 
2. Representaremos nós uma ameaça para o crescimento e desenvolvimento normal dos nossos atletas, não respeitado o seu percurso que será recheado de vitórias mas certamente com muitos obstáculos no caminho?
 
3. Qual será o percurso ideal de um jovem tenista que pretende ser profissional? Ninguém saberá responder, mas poderá haver algo a aprender com esta ausência precoce de Michelle do circuito.
 
 
Michelle irá dedicar-se a um negócio em nada relacionado com o ténis mas que, com certeza, lhe dará muito prazer: um hotel para cães e gatos na Flórida!
 
Embora não tenha deixado de treinar, deixará muitas saudades no circuito profissional.
Esperemos que esta ausência seja apenas temporária e que regresse mais forte, mas com a mesma garra que tão bem a caracteriza!
 
Esperamos por ti, Michelle! 

Comentários