Tenho 30 e jogo ténis!

#tenisparatodos


Deixem-me contar uma história!


Alguém um dia, com 24 anos, sonhou jogar ténis. Porque viu na TV, por ser um desporto diferente, por ser individual e levar o atleta a conhecer os seus limites, físicos e mentais! Esse alguém sou eu!

Começar a jogar ténis já adulta tem muitas limitações. Nunca ambicionei ganhar nada, nunca pensei sequer ganhar um jogo a quem cresceu a jogar ténis! Mas sempre tive vontade de competir! Para quem jogou futebol a competição sempre foi algo que me fascinou...e jogar ténis só para passar o tempo estava fora dos meus planos.
Ignorando o óbvio, o primeiro passo foi treinar inividualmente, perceber as minhas limitações (eram e continuam a ser muitas) e tentar evoluir o máximo para poder bater mais de 3 bolas seguidas com as minhas futuras adversárias. Nunca estive apta para competir com as grandes atletas que havia à minha volta, mas arrisquei. Perdi muitas vezes, grandes malhas, muitos meses sem ganhar 1 jogo, mas nunca desisti! Sabia que dificilmente ganharia mas saía sempre feliz por jogar o que conseguia.

Com o passar dos anos, fui ganhando experiência, e até alguns jogos. Com esta pequena evolução a vontade de jogar era cada vez maior, mas a diferença de idades entre mim as minhas adversárias causavam algum desconforto. 
Podia fazer como outros atletas, que deixam de competir aos 30 para voltarem a fazê-lo no cicuito de veteranos. Mas eu queria aproveitar o agora, é neste momento que quero competir, não daqui a 5 anos (sei lá o que me espera).

Por isso, a cada dia que passa, sujeito-me a jogar com meninas que podiam ser minhas filhas, cujas mães da minha idade olham desconfiadas para a adversária da filha, fazendo os seus juízos de valor, cujos amigos gozam com toda e qulquer situação (desde a roupa vestida até ao festejo de duplas faltas). Mantenho-me em silêncio, respondo com o melhor que posso fazer, seja com ases, drives, winners ou duplas faltas. Who cares? Estou a fazer o que gosto!
A questão é: porquê ter que passar por isto? Perder com meninas que são quase profissionais é tranquilo...mas ganhar a meninas que estão a começar e têm sonhos e ambições? Vê-las a chorar em campo, ver o desagrado dos treinadores/pais por perderem com uma velha. Acreditem, não dá para saborear estas vitórias!

Quando descobri que a FPT tinha criado um escalão +30 bati palmas, só pecou por tardio. Era a minha oportunidade de competir no meu escalão de corpo e alma. 
Estranho era não haver torneios (?)...estranho só eu questionar isso (sempre a mesma chata)...estranho ninguém ter conhecimento deste escalão nem mesmo as atletas!
Fiz campeonatos nacionais +30, regionais (que implorei à minha associação para introduzir o escalão) e apenas o CTPorto mostrou vontade de realizar este escalão nos últimos anos!
Este ano constatei com surpresa, que nem o CTPorto introduziu este escalão! Mas surpresa maior é ter conhecimento da ausência deste escalão nos boletins de inscrição dos torneios, tendo que ser os cubes a forçar a inscrição dos +30. Naturalmente os clubes "esquecem-se" de nós, tal como a FPT!






No que diz respeito ao Masters...aos que dizem que não há atletas +30, convido todos a consultar a classificação. Têm uma atleta incrível campeã nacional (ex top 10 senior), campeãs regionais, entre muitas outras que jogam tanto e que não têm classificação por não haver torneios. Ficamos de fora! Para nós não houve masters, para nós só existe regional e nacional, para nós não há circuito de veteranos!  

Este é um desabafo de alguém que enviou mails à FPT e até hoje não teve uma resposta! Esse alguém sou eu, Joana Valente, actual número 3 nacional no escalão +30!

Tenho 30 e gostava de jogar ténis...se me deixarem...

Ah! E não sou a única...

Comentários