Campeonato Nacional de Veteranos

#tenisparatodos


Um dos torneios mais aguardados do ano chegou na primeira semana de Outubro ao Vale do Lobo Tennis Academy!

Aberto a todos os atletas federados, com nacionalidade portuguesa, o torneio reuniu todos os amantes deste desporto, assim como as suas famílias, num animado convívio tenístico!


Com as melhores condições para os acompanhantes, o Clube dispõe de uma piscina que fez as delícias dos mais novos e dos próprios atletas, que após os jogos, não perdiam oportunidade de se refrescar.

Um restaurante com mesas com vista para o Court Central, é uma das mais valias em Vale do Lobo, embora os preços praticados sejam excessivos para a ementa apresentada. Mas não deixa de ser agradável tomar um café ao mesmo tempo que vemos outros atletas a lutar pela vitória no torneio mais importante da FPT, no escalão de veteranos!



 



Court for Life em acção: Court Central em Vale do Lobo vs Court CuDeJudas (sem sticks) em Vilamoura




Mas como nem tudo é um mar de rosas e no melhor pano cai a nódoa, continua a notar-se alguma falta de interesse na realização deste torneio por parte da organização. 


1. Oferta de t-shirts não chegou para todos os atletas!

2. Continua a não haver guarda-sol em todos os courts, tendo os atletas passado algumas dificuldades com o calor que permaneceu todo o torneio.

3. Sendo que alguns jogos tiveram que ser realizados em Vilamoura (compreensível, dado o número de inscritos no torneio), estes terão obrigatoriamente que ser realizados nas mesmas condições: jogos sem postes nos singulares, meias-finais sem árbitros e nenhuma alusão a que está a decorrer um Campeonato Nacional são algumas das situações a registar! 
Não podendo "proibir" ninguém de jogar Padel, deveria ter-se o cuidado de não colocar jogos deste Torneio junto dos campos de Padel. Já se sabe que o carácter extremamente social deste desporto leva muitas vezes ao demasiado à vontade (gritos e risos constantes), descaracterizando uma prova tão envolvente como o Campeonato Nacional!

4. Jantar oficial demasiado elitista (na nossa opinião), que vai contra tudo aquilo que acreditamos ser necessário mudar neste desporto. Relembramos que houve um ano em que se realizou um jantar buffet, com mesas redondas permitindo um maior convívio entre os atletas. Fica a sugestão para o ano...

5. Menu atleta demasiado caro para a ementa apresentada. Um atleta que fique até ao final da competição gastará o equivalente a 2 ou 3 mariscadas...daí o Pingo Doce ter-se tornado o ponto de encontro para almoço, para onde uma grande percentagem de atletas se dirigia. Fosse mais barato em Vale do Lobo e seria bem mais agradável ir assistindo aos jogos dos nossos colegas e amigos!

6. Preço de inscrição demasiado elevado para o tão pouco oferecido (apenas uma t-shirt), sem qualquer refeição nem sequer uma banana. Temos vários exemplos de clubes (com menos recursos financeiros) que proporcionam aos atletas muito melhores condições que o Campeonato Nacional de Veteranos!
Já para não falar da ainda ausência de pares mistos para as atletas +30, que acabam por sair prejudicadas pois pagam o mesmo! Mas como andamos nesta luta há 3 anos e para já...NADA, possivelmente será uma luta inglória pois parece que os únicos interessados somos nós mesmos!

7. Tal como esperado...desde o momento que vimos anunciar com pompa e circunstância um court de Padel no central de Vale do Lobo, já sabíamos que nada ia ser como antes. O court central infelizmente não estava nas melhores condições. Embora visualmente continuasse maravilhoso, quem lá jogou afirma alguns problemas com as "obras", nomeadamente demasiada areia que condicionava o jogo de Ténis.


Os mais distraídos dirão: "Se é assim tão mau porque vão?"
A resposta é simples: Não é assim tão mau, as críticas são apenas para melhorar porque não nos parece justo os clubes terem que dar tudo e mais alguma coisa aos atletas e no Campeonato Nacional a FPT abdicar de responsabilidades e entregar de mão beijada oum dos torneios mais importantes a alguém com pouca sensibilidade tenística...além disso, desistir é para os fracos. A paixão por este desporto ultrapassa todas as barreiras e continuamos na esperança de uma mudança que leve o Ténis a todos, e que seja para todos!

Nem que seja a dormir no chão do campismo e a comer no Pingo Doce...até para o ano! 

#nevergiveup

Comentários